sexta-feira, junho 06, 2008

 

Galpada...

Vamos lá opinar sobre este aumento nos preços dos combustíveis... embora pareça consensual que os preços tinham que subir, existem alguns pormenores que ficam por explicar...

1. O preço do barril sobe em dólares... o dólar desvalorizou face ao euro... por outras palavras, para quem compra em euros o preço sobe, mas sobe menos...

Uma breve explicação: se um barril custasse 100 dólares e um dólar valesse um euro, pagaríamos 100 euros por barril... agora se um barril subisse 50% no preço para 150 dólares, mas um euro passasse a valer 1,25 dólares, para quem compra em euros a subida seria de 20%...

Embora com outros valores, foi o que se passou, numa primeira fase o preço para quem compra em euros nem sequer subiu, uma vez que as subidas foram compensadas pela desvalorização do dólar... mas as subidas dos combustíveis sempre estiveram indexadas à subida do preço do barril em dólares e não em euros...

2. A produção de gasolina e de gasóleo que podemos retirar de um barril de petróleo são rígidas, ou seja, não posso produzir mais gasolina ou mais gasóleo apenas porque me apetece... o nosso país produz gasolina em excesso...

Parece absurdo, mas a verdade é que o nosso país produz muito mais gasolina do que aquela que consumimos... mas se vivemos num mercado liberalizado, porque é que produzindo em excesso, o preço mesmo assim continua a subir...

A explicação é simples... o excesso de gasolina produzida é vendida para os estados unidos... e aqui surge outro absurdo: os portugueses andam a subsidiar os consumidores norte-americanos... como é possível que a gasolina produzida no nosso país, com custos de transporte e impostos seja vendida mais barata nos estados unidos do que cá...

Como é que isto é possível... a resposta é que o governo ganha com esta situação: por um lado garante números nas exportações, por outro lado consegue arrecadar mais impostos, uma vez que a procura de combustíveis é bastante rígida e preços mais altos significam mais imposto arrecadado...


3. Por fim, também relacionada com a anterior, temos os consumidores portugueses de gasolina a subsidiar os consumidores de gasóleo...

O preço do gasóleo tem se aproximado e deve ultrapassar proximamente o preço da gasolina... mas a verdade é que já o deveria ter ultrapassado à muito tempo... essa situação não aconteceu à mais tempo porque as receitas asseguradas pela oneração dos consumidores de gasolina excediam o que poderia ser conseguido com o gasóleo...

Acresce que o consumo de gasóleo sempre esteve associado às forças produtivas, e os governos engendraram este mecanismo por forma a manter alguma competitividade para aquelas... mas actualmente vendem-se mais carros diesel que gasolina... o consumo do diesel disparou... o preço de produção do gasóleo é superior ao da gasolina... a situação tornou-se insustentável e o preço do gasóleo tinha que subir... e só não subiu mais porque os consumidores de gasolina andam a pagar quem usa gasóleo...

p.s. Para quem já está a pensar em rebater a minha constatação da rigidez no consumo de combustíveis, e se está a preparar para me falar dos transportes públicos e da bicicleta e dos patins, digo o seguinte: os transportes no nosso país são caros, não estão coordenados e prestam um mau serviço... além disso, no caso de uma família com filhos, e enquanto não introduzirem passes família ou descontos por quantidade, não compensa em tempo ou em dinheiro na maior parte das vezes... para aqueles que vão dizer que vêm muitos carros com apenas um passageiro, também vos posso dar o meu exemplo: se utilizar transportes vou demorar cerca de uma hora de manhã e cerca de uma hora ao final da tarde na minha deslocação casa-trabalho-casa... se for de carro demoro cerca de 30 minutos de manhã e cerca de 15 no regresso ao final da tarde...

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Comments:
resumindo e baralhando.. cambada de ladrões que só nos sabem ir ao bolso!!!
 
Desculpa mas "se utilizar transportes vou demorar cerca de uma hora de manhã e cerca de uma hora ao final da tarde na minha deslocação casa-trabalho-casa... se for de carro demoro cerca de 30 minutos de manhã e cerca de 15 no regresso ao final da tarde..."
é a resposta de 1 comodista...
 
Na minha humilde opinião, o estado está a ganhar imenso com os impostos advindos do aumento dos combustiveis. A minha solução simplex seria: o valor des impostos por cada atestamento de veículo seria um valor fixo, e não em percentagem. Assim seríamos afectados apenas pela subida de preço directamente do crude. Quanto a essa subida, penso que terá que haver uma revolta a nível mundial. A situação é gravíssima, e não diz respeito só aos taxistas, pescadores e camionistas. Nem tão pouco apenas àqueles que usam automóvel. Afecta todos os sectores da sociedade, já que todos os bens e serviços que temos, de forma directa ou indirecta, recorrem ao transporte de bens.
 
Deixa-me adivinhar, M: És consumidor de gasolina e não de gasóleo ;)

É que ambos os combustíveis estão a subir estupidamente, logo tanto os consumidores de um ou de outro estão a sofrer. E a tendência é para piorar...

A grande questão é esta: Vale a pena subsidiar os utilizadores de transporte próprio à custa de todos os pagadores de impostos, através da redução do ISP?

Não tenhamos ilusões. Se descer o ISP, alguém vai ter que pagar para tapar o buraco. E aí vou estar eu (utilizador de transportes públicos) a subsidiar-te a ti (orgulhoso utilizador de transporte próprio). Achas isso justo??
 
anuska
ladrões é eufemismo...

kikas
se quereres aproveitar todos os minutos para estudar para um exame é ser comodista... então eu sou um comodista...

se sair do trabalho, ir buscar a cara metade ao trabalho e chegar a casa muito antes do que se fosse de transportes públicos é ser comodista... então eu sou um comodista...

se quando tiver um filho utilizar o carro para poder ter mais tempo para estar com ele é ser comodista... então serei sempre um comodista...

heidi
ora aí está uma sugestão da qual partilho, uma vez que a receita estaria assegurada...

o problema é que este dinheiro dá jeito para tapar outros buracos...

além disso, os sucessivos governos alimentaram esta dependência do transporte rodoviário... toda a gente sabe que o transporte ferroviário e marítimo é mais barato... mas era preciso fazer auto-estradas para apresentar obra...

tiago
não concordo com o teu raciocínio...

vejamos, cada consumidor de combustível utilizador de automóvel próprio não está a ser subsidiado por nada... paga o imposto (e paga imposto sobre o imposto) e paga ainda o custo do combustível e a margem de lucro das industria gasolineira e distribuidora... paga ainda imposto automóvel (e mais uma vez iva sobre este imposto), paga imposto para circular e paga ainda pelas inspecções periódicas do veículo... mas parece que não chega e então paga ainda portagens nas pontes e auto-estradas, mesmo quando não existem alternativas...

passa-se exactamente o contrário do que tu dizes... os impostos pagos pelos utilizadores de transporte próprio é que servem para subsidiar outros gastos... como por exemplo os transportes públicos...

os passes e os bilhetes dos transportes públicos têm preços artificiais, estando o estado a subsidiar esse diferencial...

o que revolta nesta situação é o estado com menos combustível vendido assegurar uma maior receita...

não está em causa a diminuição das receitas fiscais provenientes da taxação dos combustíveis... está em causa o aproveitamento desta conjuntura para esconder buracos orçamentais e políticas erradas... à custa de alguns...
 
Tens toda a razão, M. Os utilizadores de transporte público são subsidiados. E acho muito bem. É que a utilização massiva de transportes públicos traz benefícios económicos e ambientais enormes, que superam em muito esses subsídios.

Eu também tenho carro e pago todas as taxas que enumeraste. Mas utilizá-lo para deslocações pendurares diárias numa grande cidade é um luxo. Convence-te disso.

E finalmente, umas contas: Se eu compro €100 de bens, €20 são IVA. O problema é que antigamente eu comprava 100 litros de gasolina com esses €100 e agora já preciso de €150. E €150 de bens pagam €30 de IVA. Lógico.

Por isso é que o Estado tem arrecadado mais, até porque a receita do ISP baixou. Não é imoral nem revoltante, é matemática. Claro que dói na mesma na hora de pagar, mas é matemática. :)
 
tiago
o teu raciocínio não pode ser assim tão líquido...

eu faço serviço externo e se o andasse a fazer de transporte público ainda agora estava a trabalhar nos processos do ano passado...

tenho um amigo meu, já pai de família que fez as contas e sai-lhe mais barato andar de carro com a família... e vai continuar a sair mesmo com os combustíveis a aumentar...

e não estou a falar só do aumento da qualidade de vida dele e da família... ele contabilizou o tempo que passou a ter disponível para fazer tarefas que antes tinha que pagar para lhe fazerem em casa... ele deixou de pagar o acréscimo que lhe era debitado pelo colégio cada vez que se atrasava uns minutos para ir buscar o filho... ele passou a ter mais tempo disponível para dedicar à família.... tempo é dinheiro...

o português tem tendência para raciocinar ao contrário... eu não quero utilizar os transportes públicos porque eles são mais baratos... eu quero utilizar os transportes públicos porque eles são eficientes e eficazes... e infelizmente na maior parte dos casos não o são...
 
São todos argumentos muito válidos o que não implica que não se encontrem formas menos dependentes do petróleo e mais ecológicas de o fazer.
O conceito de lucro é válido em todos os sectores, sejam os transportes públicos, sejam as petrolíferas. Enquanto não houverem pessoas que rentabilizem as linhas de transporte público, elas vão desaparecendo aos poucos.
Porque é que achas que linhas de caminho de ferro como as do Alentejo, por exemplo, desapareceram? Porque para a CP era um gasto que não tinha retorno. E isto é uma bola de neve... não há trabalho, não há pessoas, não há pessoas e bens para serem transportados, não há transportes e vice-versa.
 
Houve aqui uma falha de comunicação por minha culpa... eu não disse, mas o que eu considero um luxo são as deslocações diárias em cidade num carro particular COM APENAS UM OCUPANTE. Dou os parabéns ao teu amigo por ser assim eficiente nas deslocações. É assim mesmo. Devia haver mais gente assim, mas infelizmente ele é uma excepção. A esmagadora maioria dos carros que entram e saem de Lisboa e do Porto todos os dias têm um só ocupante.

Quanto aos transportes públicos eficientes e de qualidade, pasme-se, eles existem. No Porto, pelo menos. Por isso cada vez mais pessoas os utilizam, incluindo eu. E poupam. No meu caso, mais de €150 por mês, contas por baixo.

Experimenta-os uma uma ou outra vez, M. Vais ver que não dói nada. E com o dinheiro que poupares, compras umas flores à esposa, ou uns brinquedos ao filho. ;)
 
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