quarta-feira, março 19, 2008

 

Asdrubal Bill de Odivelas e Belarmino Kidd do Forte da Casa…

Parece que após alguns acontecimentos de extrema violência o governo se apressou a publicitar um estudo que demonstra que a criminalidade violenta tem vindo a regredir de forma extraordinária nos últimos tempos no nosso país…

Todos nós sabemos que os números podem ser manipulados para nos fornecerem os resultados que desejamos… todos nós nos lembramos do exemplo académico das duas pessoas e do frango… se uma delas comer o frango inteiro, estatisticamente, cada uma comeu meio frango…

Não se pode escamotear o facto de a criminalidade violenta nas cidades se encontrar em larga expansão… São os homicídios do Forte da Casa e de Oeiras… as perseguições com troca de tiros com as autoridades… parece que agora até roubos por esticão vêm com o bónus de um tiro na perna…

A criminalidade violenta diminuiu em números… sim, nos números globais do país pode ser verdade… a criminalidade no nosso país tinha uma matriz rural… eram crimes passionais ou por questões de m2 de terreno que eram resolvidos com a sachola ou a caçadeira… mas o interior está cada vez mais velho e desertificado e estes números diminuíram, felizmente, drasticamente… o avozinho já não tem força para partir a cabeça do vizinho à sacholada… nem tem visão para lhe acertar com um balázio de caçadeira…

Mas, infelizmente têm vindo a ser substituídos por uma criminalidade urbana cada vez mais violenta… e o futuro não augura nada de bom… as reformas nos códigos penais e os nossos juízes permitem que um criminoso alveje um agente da autoridade mas não fique sequer em prisão preventiva… as penas e as medidas de coacção não são dissuasoras para os criminosos… o crime cada vez mais compensa…

Esta situação seria mais que expectável… vivemos num país em que as condições de vida se continuam a degradar… se não existirem castigos que façam um criminoso pensar duas vezes cada vez mais vamos assistir a assaltos nos comboios ou nas praias de miúdos que ficam impunes… e que passados uns anos não terão problemas em disparar uma arma num assalto que lhe renderá alguns euros…

E a incoerência dos políticos ajuda ainda mais a esta festa… num dia apresentam estudos de que a criminalidade violenta diminui… no dia seguinte apresentam medidas para aumentar o número das forças policiais e reforçar os meios daquelas…

Etiquetas: , ,


Comments:
as medidas têm de ser cada vez mais duras para certo tipo de crimes...

por exemplo, posse de armas ilegais deveria dar para aí uns 10 anos de cadeia...
 
Olha, a mim a GNR já me revistou a mala para ver se encontrava armas, numa operação stop aparentemente normalíssima. Fiquei pasmado...

Sobre as novas centenas de GNR's: Enquanto o tal Pidá andava a assassinar empresários da noite e seguranças no Porto, estava tudo bem. Era só mandar um magistrado de Lisboa para meter ordem no Ministério Público, lá longe. Agora, quando começaram a haver tiroteios mortais em Lisboa, teve que se reforçar as forças de segurança logo, por causa do alarme social. Por mim, acho que chegava enviar um magistrado do Porto para chefiar o Ministério Público da capital. :P

Patético...
 
Era atirar fora a chave da cela e nunca mais verem o sol sem ser ao quadradinhos...

Infelizmente a nossa justiça é mais a "favor" dos criminosos do que das vítimas...

Hoje em dia compensa ser criminoso!
 
de acordo com tudo aquilo que dizes, excepto numa coisa: o facto de os juízes não manterem os criminosos em prisão preventiva, tem a ver com a recente alteração da lei, pelo actual governo....antes dessa lei, ficavam efectivamente em prisão preventiva.
 
miguel,

10 anos não apanham alguns assassinos de pena...
 
tiago,

estás a meter no mesmo saco realidades incomparáveis... querer comparar as vinganças das máfias da noite do porto com homicidios de cidadãos sem razão justificativa aparente...

e nunca vi a GNR procurar armas ostensivamente em operações stop... ou procuram o transporte ilegal de marcadorias em viaturas comerciais ou a existência do triângulo de emergência... não terás sido alvo de algum GNR que tenha chegado do Iraque :)
 
fénix,

infelizmente parece ser assim...
 
heidi,

a nova lei não veio ajudar mas os juízes também não são flor que se cheire...

contaram-me a história de um juíz que deixava os ladrões de automóveis sair do tribunal mais rápido que os polícias que os apanhavam... até ao dia em que lhe roubaram o carro... aí passaram a ser criminosos do piorio para ele...

infelizmente a justiça não é cega como deveria ser...
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?