quarta-feira, fevereiro 27, 2008

 

Aulas de substituição...

Nunca percebi a polémica das aulas de substituição… um professor tem um horário que compreende aulas a leccionar e períodos sem aulas ao longo do dia para poder trabalhar e preparar a componente lectiva… caso falte um colega solicita-se a um professor que esteja num período sem componente lectiva para suprir essa falta… parece lógico.

Mas para os professores não é… e começaram a pedir o pagamento de horas extraordinárias por leccionarem aulas de substituição dentro do seu horário de trabalho e quando não se encontram na sua componente lectiva…

E qual foi a brilhante conclusão dos nossos juízes… o estatuto dos professores define que as horas extraordinárias são devidas por serviço ocasional e praticado de forma esporádica… como uma aula de substituição só acontece quando falta um professor é sempre um serviço ocasional e esporádico… então paguem-se as aulas de substituição…

Se por absurdo existisse um professor que não tivesse componente lectiva ao serviço de uma escola, cada aula de substituição dentro do seu horário normal de trabalho teria que ser paga como horas extraordinárias… genial!!!

A primeira regra que devia imperar em qualquer situação seria a regra do bom senso... o aproveitamento da lei é próprio de oportunistas e não de pessoas de bem...

Os professores, desiludiram-me… se um professor considera que não tem o tempo suficiente para fazer um bom trabalho, o caminho a escolher seria o de exigir um horário de trabalho com mais componente não lectiva para preparar melhor as suas aulas… seria exigir melhores condições de trabalho... melhores escolas... turmas com menos alunos... maior investimento em material pedagógico...

Ao enveredar pela exigência do pagamento das horas extraordinárias transformaram-se em mercenários que não se preocupam com a sua missão que é ensinar e estar ao serviço dos alunos… depois queixem-se que os portugueses não têm respeito nenhum pelos professores…

Etiquetas: , , ,


Comments:
qualquer dia começam a faltar por turnos e vão-se revezando nas aulas de substituição para terem mais horas extra...

ainda não se lembraram desta... lol
 
não deve faltar muito para se lembrarem dessa...
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?