segunda-feira, outubro 30, 2006

 

SCUT... Sócrates Cumpre U Tanas (versão Gato Fedorento!)

Embora o título remeta e possa sugerir o tema das auto-estradas, vou opinar sobre comboios... mais propriamente sobre comboios de alta velocidade!

Segundo os cálculos mais recentes o TGV português vai implicar um investimento de cerca de € 7,7 mil milhões... são muitos zeros... mais precisamente oito...

Mas sabendo nós que os orçamentos para as grandes obras públicas em Portugal são caracterizados pelas derrapagens, por autênticos despistes financeiros face aos números iniciais apresentados... sabendo nós que segundo as últimas grandes obras públicas essa derrapagem costuma andar em redor dos 100%...

Saliente-se ainda que naquele montante estão incluídas "apenas" as ligações Lisboa – Madrid e Lisboa – Porto... sim, porque Porto – Vigo implica um investimento adicional de cerca de € 1,4 mil milhões, sem derrapagens incluídas refira-se...

Implicando estas obras faraónicas um investimento astronómico, seria de supor aprofundados estudos de viabilidade económica... mas a verdade é que existem muitas dúvidas acerca da viabilidade deste empreendimento... quem estará disposto a pagar o mesmo quantitativo para uma deslocação a Madrid, privilegiando o TGV em detrimento do avião... será que vamos assistir ao governo subsidiar esta ligação (inovando ao criar uma espécie de scut ferroviária... todos pagamos para alguns viajarem...).

E já que falamos de aviões, porque não falar dos € 3 mil milhões para o aeroporto da Ota... projecto que além da duvidosa justificação de necessidade apresentada pelo governo, é também colocado em causa, para além dos aspectos financeiros, por aspectos técnicos (com que objectivos se faz um novo aeroporto que não pode ser expandido e que fica esgotado em menos de 50 anos???).
Será que estamos num país sem défice, um país com uma educação e saúde de qualidade, um país onde as populações gozam de qualidade de vida, um país onde as pensões asseguram uma vida digna a todos os reformados, um país onde o governo ano após ano não tem de recorrer ao agravamento fiscal, um país onde a justiça é justa e célere...

Mas será que o TGV só terá aspectos negativos??? Claro que não...

Sendo o TGV um comboio de alta velocidade, significa isso que quando ele estiver pronto, já não precisamos de melhorar os nossos hospitais ou as nossas escolas... se podemos ir a Espanha, ser atendidos, tomar café e voltar em menos tempo que nos demora marcar uma consulta no nosso país ou ter aulas, lanchar e voltar em menos tempo que alguns alunos do interior demoram a chegar à escola...

E também deixaremos de necessitar de desperdiçar fundos na cultura... em menos tempo que demora chegar do cacém ao centro de Lisboa em qualquer dia da semana, podemos ir visitar o museu do prado ou o centro de arte moderna da rainha sofia...

E deixaremos de gastar fundos em fogos de artifício de fim de ano... em menos tempo que demora chegar e estacionar na expo, podemos passar a festejar o novo ano na puerta del sol juntamente com as nossas "hermanas" que de certeza não se importarão de nos mostrar a "movida" madrilista...

As peregrinações a Fátima serão substituídas pelas peregrinações a santiago de compostela...

Além disso vai trazer melhoria das condições de vida para uma grande parte da população portuguesa desfavorecida e muito carenciada... desde logo os empreiteiros, os especuladores de terrenos, os bancos, os gabinetes de estudos (não sei se os que pertencem a membros do governo vão chegar para as encomendas...), os gabinetes de advogados...

Para gozar, ainda mais (eles conseguem sempre surpreender!!!), com o pagode, parece que o ministro das obras públicas quer abrir um concurso para escolher o nome do TGV. Deixo aqui algumas das propostas do João Miranda:

DAV (Dívida de Alta Velocidade);
EBAV (Elefante Branco de Alta Velocidade);
PACA (Paquiderme Albino com Custos Astronómicos);
CACA (Comboio Avançado com Custos Astronómicos);
CUECA (Comboio Ultra-Especial de Custos Astronómicos); ou
DEFICE (Dispositivo Emblemático Financiado pelo Contribuinte)...

P.S. Porque é que o nosso país tem um complexo de inferioridade em relação à restante europa... justificamos o novo aeroporto porque na europa não existem cidades com aeroportos no centro da cidade... justificamos o TGV porque as principais cidades europeias encontram-se ligadas pelo comboio de alta velocidade... justificamos a liberalização do aborto porque nos outros países europeus é assim...

Comments:
Confesso que gosto dos nomes apresentados, em especial o DAV (embora o CUECA tenha uma melhor sonoridade). Em relação ao facto de o nosso país ter um complexo de inferioridade em relação à restante europa e justificar a liberalização do aborto porque nos outros países europeus é assim já me parece ir longe de mais... Nunca a liberalização do aborto foi justificada por aqueles que o defendem com o facto de ser assim nos países europeus... O que é dito é que existem leis mais avançadas noutros países europeus que têm tido resultados satisfatórios do ponto de vista da dignidade humana (e não provocaram uma corrida às clínicas, como muitas vezes os defensores do Não argumentam...)
 
o engenheiro na sua intervenção frisou bem que era uma vergonha, que não podíamos continuar com uma lei desfasada em relação aos nossos parceiros europeus... não fui eu que disse foi ele...

não tou a dizer que é o único argumento apresentado, mas olha que é um deles... quanto à lei ser mais avançada noutros países europeus, é um ponto de vista... existe quem defenda exactamente o contrário...
 
isso é lógico... aqui estamos a discutir posições e/ou opiniões completamente opostas... aliás é um debate que se calhar nem faz sentido porque não vai mudar a opinião de ninguém (ou quase ninguém)... interessa é manter o debate e a discussão o mais elevadas possíveis durante a campanha, o que não aconteceu claramente há 8 anos...
 
o problema é que acho que também não vai acontecer agora... sempre que existem políticos metidos ao barulho a discussão baixa de nível...
 
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