sexta-feira, outubro 27, 2006

 

Hoje fui votar!

Cheguei à bocado do estádio do Glorioso, onde fui exercer o meu dever de sócio, de acordo com os estatutos do clube.

E perguntam vocês, qual o objectivo de ir votar numas eleição onde só existe uma lista a votação???

Desde logo, porque votar é um direito do qual não devemos nunca fugir. Ao manifestarmos a nossa vontade, estamos a participar no processo de escolha da opção que nos parece mais acertada e a responsabilizarmos-nos (quando votamos ao lado dos vencedores) ou a desresponsabilizarmos-nos (quando votamos ao lado dos vencidos) perante os resultados.

Não votar é escolher o caminho da irresponsabilidade... é deixar os outros escolherem e depois querer culpabilizar aqueles que cumpriram a sua obrigação... quando se deviam culpar a eles próprios!

Têm estado a ser divulgadas as sondagens mais recentes acerca da percentagem de participação no referendo do aborto. Espero bem que não, mas as perspectivas não são boas, antecipando-se uma não ida ás urnas elevadíssima, tornando mais uma vez a consulta não vinculativa.

Sabemos todos que em cada português temos um "opinante", com discurso próprio para todo e qualquer assunto! Mas se cada português tem opinião, que a vá manifestar votando! Quem não vota não pode posteriormente vir criticar resultados...

Se defendem o sim, votem no sim! se defendem o não, votem no não! Se acham que não se trata de uma questão importante ou não se conseguem decidir até ao dia da votação, votem em branco! Mas votem!

Só uma votação maciça vai evitar a turbulência que vai suceder caso o referendo seja não vinculativo com a parte vencida a desculpar-se com o argumento das pessoas não terem ido votar...

P.S. A votação electrónica realizada nas eleições do Benfica deveria ser aplicada a todas as votações! Entramos na zona de votação, identificamos-nos, recebemos um cartão electrónico e dirigimos-nos a uns postos multimedia onde ao colocarmos o cartão surge o boletim de voto. Carregamos no ecrã na opção pretendida e depois carregamos no ecrã para confirmar a votação e já está, sem papel e sem canetas! E podemos saber a quantidade de votantes minuto a minuto... são 21h30 e votaram 7415 sócios no total, 6724 em Portugal (398 no norte, 351 no centro, 5112 em Lisboa, 254 no alentejo, 234 no algarve, 208 nos açores e 167 na madeira) e 691 no estrangeiro (102 na américa do norte, 2 na américa do sul, 542 na europa, 33 em áfrica, 5 na ásia e 7 na oceânia).

Comments:
Eu também exerci o meu direito de voto... pena não ter havido mais candidatos, já que a cultura democrática sempre foi um apanágio no SL Benica... mas isso também significará que a oposição acredita que esta Administração está a fazer um bom trabalho, o que é também a minha oponião. Em relação ao voto electrónico - mais uma vez o pioneirismo do Glorioso, mais uma vez a grandeza do SLB - só tenho dúvidas acerca da segurança do mesmo... que informação é passada do meu cartão de sócio para o boletim de voto? não ficará um rasto informático do meu voto? É certo que CNE estava lá, mas...
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?