sexta-feira, junho 08, 2007

 

OTArios...

Como já devem ter percebido, hoje vou opinar sobre a temática do novo aeroporto...

O governo quer apresentar como solução a localização do novo aeroporto na ota... talvez no futuro me vá debruçar sobre a temática da localização do novo aeroporto...

Mas hoje, o que me interessa abordar é a necessidade do nosso país ter um novo aeroporto... o governo apresenta como facto consumado, e que não necessita de qualquer discussão, a necessidade de um novo aeroporto para o nosso país... razão apresentada, o esgotamento da portela...

Mas encontrar-se-á a portela verdadeiramente esgotada... tenho dúvidas, e vou partilhar com vocês a razão das minhas dúvidas...

A portela não pode ser ampliada... foi literalmente engolida pela cidade... quando foi construída e projectada encontrava-se na periferia da cidade, mas o típico planeamento urbanístico português acabou por imperar e a portela foi estrangulada pela cidade em seu redor...

Mas a verdade é que ainda podemos ter uma ampliação física da portela... sabiam que parte do aeroporto da portela se encontra destinada a utilização militar...

Sabiam que a saturação da portela, para além dos voos militares e do espaço destinado a estes, também se deve aos aviões de mercadorias e ao espaço necessário para as infra-estruturas para o seu processamento e tratamento...

Poderá sempre ser contraposto que a ampliação possível ficaria sempre muito aquém das verdadeiras necessidades de ampliação... mas a verdade é que se desconhece a existência de qualquer estudo sobre o impacto do tráfego militar e de mercadorias no congestionamento da portela... será que não interessa que os portugueses saibam que a portela ainda pode durar mais alguns anos...

Não será ridículo, quando na lei de programação militar se prevê a venda de aviões, que a nossa força aérea, para além de possuir parte da portela, disponha ainda de mais dois aeroportos militares na orla de lisboa, em alverca e no montijo, qualquer um deles muito mais próximo que a ota... não seria mais racional utilizar essa infra-estrutura existente para desviar o tráfego militar e de mercadorias e, porque não, até de passageiros (solução já ensaiada com êxito por alturas do euro2004), prolongando assim a vida da portela...

Alguém consegue entender o motivo pelo qual os habitantes da grande lisboa vão passar a apanhar o avião quase ao centro do país enquanto os céus da sua cidade passam a ficar reservados para os aviões militares... alguém me consegue explicar porque se prolonga uma linha de metro para um aeroporto que vai ser desactivado... alguém me consegue explicar porque se desbarata a importante quota de mercado no turismo de negócios conquistada por lisboa, fruto da localização de proximidade da portela...

Resposta: a necessidade de um novo aeroporto tem interesses meramente eleitoralistas... o impacto na economia de uma obra desta envergadura vai-se fazer sentir, tal como aconteceu com a ponte vasco da gama e a expo98... a urgência invocada no início da obra tem a ver com o calendário eleitoral... mais estudos e discussão vão impedir que os efeitos na economia sejam aproveitados por este governo...

Ah, e parece que existem ex chefes de governo, ex presidentes da assembleia da república, ex presidentes da república e alguns responsáveis pelos estudos que defendem a localização da ota, com alguns terrenos para a aquela zona...

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Comments:
não te esqueças é de dizer que o processo da OTA não se iniciou com este Governo...
 
Bom post! Na onda do opinanço, deixei o meu comment num novo post, no meu blogui :)"É preciso ber!BER!" lol
***
 
iniciou-se não sei com que governo... sei que já passou por muitos de diferentes cores...

agora que alguma coisa cheira mal no processo da ota não se pode negar...

r. vou "ber" esse teu post e opinar assim que possível :)
 
É favor visualizar a resposta conjunta no blog da "r."...

Obrigado...
;-)
 
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