segunda-feira, maio 21, 2007

 

Madeleine McCann

Evitei opinar sobre o caso que tem vindo a alimentar os sedentos jornalistas nacionais e muitos estrangeiros nos últimos tempos... por uma lado, porque mantinha a esperança que a miúda aparecesse, extinguindo assim o triste aproveitamento que temos vindo a assistir por parte da imprensa...


Mas infelizmente o meu desejo não se concretizou até à presente data... passadas mais de duas semanas, acho que já podemos opinar racionalmente sobre o assunto... e sabendo que só quem passa ou passou por situações semelhantes consegue compreender o sentimento daqueles pais...


Apetece-me dizer que estou irritado...


Estou irritado porque não consigo branquear o comportamento negligente de pais que abandonam crianças de tenra idade num apartamento sozinhas para ir jantar...


Estou irritado porque nunca vi as autoridades portuguesas desencadearem estas movimentações de homens e meios para uma situação que já aconteceu demasiadas vezes... quantas crianças portuguesas e de outras nacionalidades desapareceram no nosso país e continuam desaparecidas...

Estou irritado porque não quero acreditar que a justificação para esta discrepância de actuações tenha a ver com uma eventual perda de receitas ao nível do turismo no nosso país...


Estou irritado com o comportamento manifestamente colonialista adoptado pelos ingleses, pondo em causa a actuação e os métodos das autoridades portuguesas... como se no país deles não desaparecessem crianças... como se o país deles não fosse dos que apresenta piores resultados no que respeita à recuperação de crianças desaparecidas...


Estou irritado com o movimento gigantesco que se gerou... não com os comportamentos autênticos, mas com o aproveitamento mercenário sem escrúpulos da situação que temos vindo a assistir dia após dia...


Estou irritado porque todos os portugueses conhecem o nome da criança... todos os portugueses conhecem a face da criança... mas se lhes perguntarmos o nome de uma criança portuguesa desaparecida ou uma dessas crianças portuguesas desaparecidas passar por nós não a vamos conseguir identificar...


Estou irritado porque os pais dessas outras crianças desaparecidas sofreram ou sofrem tanto como os pais da pequena maddy... não... sofrem mais ainda, porque nunca tiveram direito ao mesmo tratamento... não tiveram direito a uma verdadeira intervenção das autoridades... não tiveram direito a fundos de solidariedade... não tiveram direito a mensagens de pessoas famosas... não tiveram direito a minutos de silêncio...


Por tudo isto, o meu minuto de silêncio hoje não vai ser pela pequena maddy... vai ser por ela e por todas as outras crianças que andam desaparecidas e das quais não sei o nome nem conheço a face, mas que merecem o mesmo tratamento...

Etiquetas: ,


Comments:
Estás como eu, revoltado!!! Tal como tu, tenho a mesma opinião relativamente ao tratamento dado aos pais das crianças portuguesas. Temos o caso do Rui Pedro(e não me canso de falar) que não houve este mediatismo todo. Está desaparecido vai para 11 anos e a mãe desta criança nunca teve sequer um apoio psicológico, como aconteceu com os pais de maddie, onde é que o nosso jornal Record ofereceu qualquer quantia pelo Rui Pedro?? Mesmo após a mãe ter visto o filho em sites de pedofilia não houve quem fizesse alguma coisa!!
Não condeno o facto deste aparato todo para encontrar a criança, condeno sim, o tratamento não ser igual para todos!!!

Já depois do desaparecimento da pequena Madeleine, um bebe de 3 anos estava desaparecido à cerca de 3 horas e os pais foram chamar a policia para os ajudar, resposta: "não temos tempo para isso", resumindo os pais andaram à procura da criança a qual estava a 1km de distância porque foi atrás de um cão. Ora bem, a televisão passou este caso, mas em breves minutos, pergunto-me se isto é normal?! Fico revoltada com isto. Por ser portuguesa não tem qualquer valor...
 
Bom, o caso do Rui Pedro já foi ha muitos anos atrás, mas creio que ela teve apoio psicológico. Como portugueses que somos, temos um pouco o hábito, de esquecer o que se passou no passado. Eu acho que se deu cobertura ao caso do Rui Pedro. E da Joana do algarve também. Simplesmente o caso da Joana era diferente, pois foi a própria mãe a matá-la ou cúmplice, e foi descoberta a história, embora o corpo nunca foi encontrado, pois como foi noticiado, foi dado a comer aos porcos. Lembro-me perfeitamente, que andou toda a gente e mais alguma á procura da Joana.
Eu não acho que este mediatismo todo seja bom para nós. Para a criança é, pois pode vir a ser encontrada em qq país do mundo, mas para o nosso turismo, para já não há consequências, mas prevejo como será no próximo ano...Passaram uma imagem muito má da nossa polícia.
Acho que em vez de nos queixarmos de estarmos a dar tanta importância a este caso, devíamos era desejar que a criança seja encontrada brevemente, esta e todas as outras, portuguesas ou nao, como dizes muito bem, mithmen...
 
creio que a mediatização foi feita pelos media e não pela polícia...

a polícia não tem culpa que no caso do Rui Pedro os mass media puramente se estivessem borrifando para o caso (tirando na SIC os "Casos de Polícia")... e ainda não havia 24h, a TVI ainda era a TV da Igreja...

os pais foram uns idiotas...
 
mas vocês acreditam que foram utilizados os mesmos meios nesses casos?

eu não tenho esse sentimento...
 
eu axo é que grande parte da população é altamente influenciável, e manipulada pelos meios de comunicação...como os mesmos dizem isso:"que se empregaram demasiados meios, faz-se uma lavagem cerebral ao zé povinho"
eu compreendo, que se tenha dado mais relevância, nao esquecer, que como o caso é internacional, estavam cá jornalistas de todo o mundo...quem diz que num caso português a pj nao usa os mesmos meios? era só o que faltava nao usar...nao acredito que hajam duas medidas consoante a nacionalidade...
vamos lá a respeitas a nossa polícia se faz favor, que só não fazem melhor, por que não podem.
A propósito, já visitaram, alguma esquadra?
Então vejam as condições em que eles trabalham, sejas nas secretárias, seja nos carros, que por vezes nem têm verba para mandar mudar um farolim...
 
minha amiga, não me podes dar nenhuma lição moralista acerca das condições da polícia portuguesa...

o meu avô foi polícia... e o meu pai também...
 
eu acredito que utilizaram todos os meios possíveis em ambos os casos...

agora se me disseres que os meios actuais podem ser mais sofisticados... bolas, mas isso não tem a ver com a Polícia mas sim com a evolução das coisas...
 
Homem Mítico, ao contrário de Ti, não tenho familiares polícias, nem conheço nenhum... Quando muito quis ser Inspectora de Polícia(Escola Superior de Polícia) aos 18 anos, quando estava a escolher que carreira seguir...
De qq forma, é por pura observação, que sei, que dão o seu melhor. Estou um pouco farta de ouvir dizer mal das forças policiais. Seja por que actuam de mais, seja por actuam de menos...
 
não tenho conhecimento de causa suficiente para falar dos policias portugueses num sentido geral... conheço apenas 1 ou 2 pessoalmente, são homens muito simpáticos e já me tentaram ajudar nalguns problemas que tive e foram 5 estrelas. Sem conhecer pessoalmente, aqueles que são completamente desconhecidos como pessoas e apenas nos abordam para executar o seu trabalho, também sempre fui bem tratada, mas tenho consciencia que na maioria das vezes pode bem ser por ser mulher, nova... enfim... até para levar o carro a passar na inspecção é mais fácil... já tive provas disso...

ou seja, não consigo acreditar que, num sentido geral e absoluto, os policias portugueses sejam profissionais integros, correctos, empenhados em ajudar os outros... porque se mudam de atitude em função da imagem da pessoa que os aborda é porque não se trata de profissionalismo...

assim sendo, e voltando a referir que não tenho conhecimento suficiente no sentido geral, apenas transmito pelas sensações do que já passei e do que outros amigos meus passaram... acredito fortemente que quando não é algo mediático eles demorem a agir, acredito... acredito também que muitas vezes seja por falta de meios, falta de motivação pessoal, mas muitas vezes também, pode vir do hábito à perguiça, a se acharem numa posição de topo, onde podem fazer o que quiser, ao seu tempo... prova disso é a quantidade de vezes que os vejo infrigir leis de transito sem qualquer consequencia... só porque é policia e o colega amigo deixa passar... são tudo comportamentos que demonstram que se acham acima dos outros e é preciso um pensamento mais humilde para se conseguir, querer, ajudar os outros.

(desculpa o tamanho do comment...)
 
estás desculpada pelo tamanho do comment! não pagas mais por isso...

eu nunca quis insinuar falta de vontade ou fazer crítica por fazer à nossa polícia...

integridade e profissionalismo absolutos não existem em profissão nenhuma!

a sensação que tenho, mediatismos à parte, é que foram mobilizados homens e meios nesta situação que não o foram noutras...

o que está mal não é isso ter sido feito agora... é não o ser feito das outras vezes...
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?