quinta-feira, novembro 23, 2006

 

TLEBS...

Não sei se já deram de caras com este palavrão... terminologia linguística para os ensinos básico e secundário... assusta não assusta...

Mas assusta muito mais se nos debruçarmos sobre as alterações que a tlebs vai implicar na linguística, tal como nós a conhecemos...

Preparem-se...

A frase “Não só comeu as batatas mas também o arroz”, analisada à luz da terminologia tlebs consiste em duas frases coordenadas copulativas com a conjunção correlativa "não só...como também", em que existe elipse do verbo no segundo membro coordenado: [[Não só comeu as batatas] [como também o arroz]]. Repare-se que o verbo elidido é "comeu": [[Não só comeu as batatas] [como também (comeu) o arroz]]...

Mas se querem mais termos bonitos deliciem-se com temas adjectivais ou modificadores do nome apositivo... vamos passar a ter verbos abundantes, palavras lexicalizadas, nomes epicenos, verbos auxiliares aspectuais, quantificadores universais e advérbios disjuntos restritivos da verdade da asserção...

Mas há mais, muito mais... ora tomem lá com as frases subordinadas substantivas relativas sem antecedente, frases não finitas infinitas, modificadores do nome restritivo, sujeitos nulos expletivos ou actos ilocutórios declarativos...

Eu já estou baralhado, mas olhem que existem mais... muitos mais... no meu tempo, o objectivo de uma disciplina como o português era aprender a interpretar o que se lia e aprender a escrever... para saber estes termos todos os miúdos nem vão ter tempo para aprender a ler ou saber escrever...

Já estou a imaginar o puto a vir ter comigo a pedir ajuda com o trabalho de casa: “Papá, explica-me aí o que é um conector de valor conclusivo???” ou então “Papá, sabes o que é um núcleo de um complemento preposicional em posição pós-verbal???... Depois ainda se admiram que um homem diga: “Vai mas é perguntar à tua Mãe...”.

Comments:
não largues as drogas não!!!! :) E ainda não existe a disciplina "Português em SMS"?? Acho que vai haver problemas de comunicação com as novas gerações no futuro...
 
Beeemmm, que confusão!!! Mas a única parte que consigui reter no meu cérebro, foi o porquê do "Pergunta à tua mãe?", ora bem eu dou uma explicação fácil e rápida: Como boas mulheres e mães que somos, iremos debruçar-nos sobre o TLEBS, sobre sujeitos nulos expletivos , os quantificadores universais e todas essas coisas para depois explicarmos ao nosso filho para obter a linda resposta com que sempre os fornece:" Oh, não percebes nada, não é assim que a professora explicou!!" LOLOL e pronto! O TPC está feito! :p
 
gostei da tua ideia das mulheres a debruçarem-se...

venham daí mais TLEBS e já agora decotes se faz favor...
 
Ora decotes já há e mulheres debruçadas também, só tens é de abrir um pouco mais os olhos mtheman!! loool
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?